Rua Maurício F. Klabin, 307
Vila Mariana - São Paulo - SP

(11)5575 - 8898

6º ao 9º ano - Ensino Fundamental

Onde se encontra a criança de 11 a 14 anos
no seu processo de desenvolvimento

Currículo forte, contemporâneo e integrado.

O Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) promove ao aluno conhecer de maneira aprofundada as diversas áreas do conhecimento. A preocupação do CAMB é que o conhecimento aconteça  de forma que o aluno possa relacionar fatos, conceitos e principalmente compreender o mundo que o cerca. Nossos professores são especialistas nas áreas de conhecimento que atuam e possuem profundo conhecimento da faixa etária. Com foco na aprendizagem do aluno, as aulas no CAMB não se utilizam do formato tradicional de aulas meramente expositivas, elas promovem o desenvolvimento de competências que mobilizam saberes e princípios na resolução de situações, por meio de uma metodologia atual e participativa.

A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, são princípios norteadores do trabalho com os alunos do Ensino Fundamental II.

Diretrizes principais 

6º e 7º ano - Organização do estudo e aprimoramento das diversas formas de estudar

Ao final do 7º ano, temos a expectativa que os alunos:

  • Organizem seu tempo, espaço e materiais para o estudo
  • Reconheçam os objetivos e as diferentes formas de estudar cada disciplina
  • Comparem e estabeleçam relações hierárquicas entre os conteúdos para o estudo de cada disciplina
  • Tornem-se mais independente, buscando novas formas de estudar

8º e 9º ano – Análise crítica e Cooperação

Ao final do 9º ano, temos a expectativa que os alunos:

  • Relacionem os principais conceitos e visões de mundo presentes nas diversas disciplinas
  • Questionem a realidade, formulem problemas e busquem soluções.
  • Saibam utilizar-se de fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Interpretem, compreendam e opinem sobre assuntos diversos
  • Conheçam os principais desafios que enfrentará no Ensino Médio e se prepare para eles.
  • Vivenciem o trabalho voluntário diferenciado do trabalho assistencialista
  • Aprimorem a forma de trabalhar em grupo, assumindo uma postura cooperativa
  • Estejam altamente qualificados e preparados psicológica e intectualmente para o Ensino Médio, nas melhores instituições de ensino, sobretudo, naquelas por eles escolhidas

Orientação Educacional e de Estudos

Semanalmente os alunos participam das aulas de O.E. (Orientação Educacional e de Estudos) que têm como objetivo auxiliá-los na organização de seus estudos e no desenvolvimento de atitudes e procedimentos que facilitem sua aprendizagem e convívio social. Essas aulas são destinadas também a discussão de temas relacionados a esta faixa etária, como: orientação sexual, prevenção às drogas, saúde, relacionamento interpessoal (grupos, professores, colegas), ética e cidadania.

Plantão de Dúvidas

Diariamente, das 7 às 7h50, o CAMB mantém um espaço extraclasse, no qual alunos podem rever e solucionar questões, retomando conteúdos que foram trabalhados em sala de forma individualizada, sendo, assim, um espaço de revisão contínua dos conteúdos. Os alunos podem ser convocados pelo professor ou participar espontaneamente.

Período Oposto

Uma tarde por semana os alunos de 6º a 9º ano permanecem na Escola em período integral para realização das aulas de inglês – que no Fundamental II são divididas por nível –, habilidades digitais, acompanhamento de estudos e complementação pedagógica. É oferecido também aos alunos uma 2ª tarde, então optativa, para a realização de cursos extras, participação em projetos e atividades culturais e esportivas, torneios e oficinas.

Os alunos também podem utilizar a Biblioteca e o Laboratório de Informática para realizar pesquisas e complementar seus estudos.

Horários

6º ao 9º ano

  • Manhã: das 7h50 às 13h
  • Período Integral: até às 18h – 1 tarde por semana obrigatória,  2ª tarde opcional
  • Plantão de dúvidas: das 7 às 7h50

Grade curricular

Ano: 2015
Componente Curricular                  
Língua Portuguesa 6 5 5 7 6 5 5 5 5
História 1 1 1 2 2 2 3 2 3
Geografia 1 1 1 2 2 3 2 3 2
Ciências 1 2 2 2 2 3 3 3 3
Matemática 5 5 4 5 5 5 5 6 6
Educação Física 2 2 2 2 2 2 2 2 2
Arte 2 2 2 2 2 2 1 2 2
Orientação Educacional - - - - - 1 1 - -
Informática - - - - 1 1 1 1 1
Música 1 1 1 1 1 - - - -
Ling. Estrangeira - Espanhol - - - - - 2 2 2 2
Língua Estrangeira - Inglês 1 1 2 2 2 2 2 2 2
Teatro - - - - - - 1 - -

Acantonamentos

Viagem com duração de 3 dias, com acompanhamento da equipe docente, caracterizada por diversos estudos de meio que permitam o aprofundamento e ampliação dos conteúdos trabalhados por diversas áreas de conhecimento. Além do importante trabalho pedagógico, o acantonamento favorece a formação de vínculos entre os alunos e o desenvolvimento da autonomia, ampliando a visão do mundo e o senso crítico do aluno por meio de atividades vivenciais.