Rua Maurício F. Klabin, 307
Vila Mariana - São Paulo - SP

(11)5575 - 8898

Ensino Fundamental

Onde se encontra a criança de 6 a 14 anos no
seu processo de desenvolvimento

A passagem ao 1º ano marca uma importante etapa na vida do aluno. A rotina, ainda repleta de situações lúdicas, aliada ao cuidado e ao acolhimento próximo fazem com que a adaptação aconteça de forma natural e gradual, possibilitando à criança sentir-se segura e confiante frente aos desafios que surgem.

Ao longo do Ensino Fundamental, o aluno enfrenta uma série de desafios que darão base para formar sua postura de estudante. Um mundo novo de conhecimentos abre-se a sua frente para ser explorado de forma significativa e contextualizada.

O papel do professor é orientar, organizar, questionar e apoiar o aluno nesta sua etapa, favorecendo práticas que contemplem a busca da autonomia, da autoria, do desejo de aprender e do seu compromisso com o seu próprio desenvolvimento. 

Currículo Multicultural

O currículo do Ensino Fundamental é amplo, dinâmico e sempre aberto a transformações. Os conteúdos são elementos para a compreensão da realidade e instrumentos para a ação do indivíduo em sociedade. O foco principal é a construção real de significados. 

O currículo multicultural trabalha em todas as perspectivas, abordando por meio de um único assunto várias áreas de conhecimento. Por exemplo, pode mostrar a influência de diferentes povos na formação da cultura, como a influência dos árabes nas ciências e na matemática, ou a influência dos africanos na cultura brasileira. Acreditamos na formação das identidades abertas à pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos em uma perspectiva de educação para a cidadania, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais.

Ensinar o aluno a estudar e a aprender

No CAMB acreditamos que o desenvolvimento do hábito de estudo é um processo contínuo e, portanto, acontece no dia a dia do estudante. Desenvolver esta competência faz parte de um trabalho de estruturação das dinâmicas, tanto em sala de aula como nas orientações relacionadas às lições de casa. 

Desde as séries iniciais do Fundamental, ao desenvolvermos um novo conteúdo o aluno é estimulado a manter-se com o foco de trabalho neste tema, seja por meio de atividades em sala que os desafiem a pensar sobre o mesmo, seja nas tarefas enviadas para casa, nas quais terão oportunidade de rever e sistematizar o que foi visto em sala de aula, possibilitando a percepção de seus novos conhecimentos ou o contato com possíveis dúvidas que serão posteriormente solucionadas na Escola. É nesta fase, assim, que se consolida a postura de estudante

No Ensino Fundamental II, a postura de estudante inclui novos desafios, como organizar-se nas diversas disciplinas, trabalhar com uma grande variedade de materiais e tarefas, realizar pesquisas, lidar com as diversidades e trabalhar em grupo. No CAMB acreditamos que o aluno precisa aprender a ser um estudante e aprimorar suas próprias formas de aprender. Mais do que ensinar, queremos que nossos alunos aprendam e, sobretudo, que aprendam a aprender.