Rua Maurício F. Klabin, 307
Vila Mariana - São Paulo - SP

(11)5575 - 8898

Educação Infantil

Como vemos a criança da Educação Infantil?

Brincar na areia, correr descalço na grama, construir torres e castelos. Aprender a dividir o brinquedo com o colega e criar estratégias de jogos em grupo. Desenhar, pintar, cantar, tocar, descobrir, criar. Acolher, receber de braços abertos, cuidar da adaptação e promover a integração de cada criança, com olhar atento, com carinho, respeito à individualidade e tempo de cada uma.  Essa é a Educação Infantil do CAMB!

Um espaço para interagir com todos 

Brincar em pequenos grupos, com outras turmas da mesma faixa–etária no parque, confrontar diferentes pontos de vistas e estimular o diálogo e à colaboração são práticas constantes aqui no CAMB. 

Brincar, criar, imaginar e fazer de conta

O jogo simbólico é a raiz do desenvolvimento infantil, é nele que está a capacidade de imaginar. O desenvolvimento da imaginação é prioridade na infância - a imitação do mundo adulto é a experiência  social que possibilitará a construção de relações futuras. Na Educação Infantil abrimos espaços para que os alunos expressem suas atividades das mais diversas formas, envolvendo brinquedos, desenho, dramatizações, oralidade, expressão corporal, materiais não estruturados, todas as formas possíveis de expressão.

Existe um mundo fora da escola

No CAMB valorizamos o contato com a cultura, o diálogo com as pessoas, as tecnologias e as instituições do mundo. As crianças na Escola convivem em uma sociedade em miniatura e é preciso saber o que se passa fora dela.  Jornais, revistas, livros informativos, pesquisas, boas leituras, computadores e palestras com especialistas fazem parte da sala de aula. E por vezes, a aula caminha por museus, exposições de arte, teatros e acampamentos, experiências que enriquecem o universo de nossos alunos.

Assumir responsabilidades, criar, mudar e respeitar regras

O incentivo à autonomia e a iniciativa, correspondente a possibilidade de cada faixa-etária, são princípios importantes para o desenvolvimento de nossas crianças. Constantemente vemos as crianças reorganizarem o espaço da brincadeira, discutirem regras de conduta dentro e fora da Escola, guardarem seus pertences e dialogarem na resolução de conflitos. Situações que favorecem o desenvolvimento de crianças autônomas, capazes de futuramente atuar e transformar a sociedade em que vivem.

O meio em que vivo e o ambiente

Preservar o ambiente para o CAMB é maior do que participar de campanhas de conscientização do uso da água ou da energia. Para nós, é uma atitude, um modo de vida, intrínseco ao projeto pedagógico da Escola.  O meio em que a criança vive é o ambiente, assim é preciso preservar desde a folha da árvore até manifestar-se contra as grandes queimadas. São nossos pequenos que colherão os frutos do que eles plantarem hoje, ensinamos a terem boas colheitas futuras!

Dia-a-dia

A rotina da Educação Infantil é organizada por meio de situações de aprendizagem oriundas dos eixos temáticos curriculares

Projetos

O processo de adaptação

O primeiro dia de aula na Escola é muitas vezes marcado por incertezas e ansiedade. Muitas perguntas permeiam esse momento: Será que meu filho vai se adaptar? Vai sentir minha falta? E se chorar demais? São questões naturais e sentimentos múltiplos que permeiam essa fase. Para a criança ela está sendo inserida num novo mundo, a Escola, fundamental para sua formação social.

Durante o período de adaptação, uma grande infraestrutura é organizada, envolvendo diversos profissionais da Escola, habilitados e treinados, para acima de tudo receber pais e criança com muito acolhimento e carinho. A criança precisa conhecer o espaço, sentir-se segura e começar a estabelecer vínculos, por isso nossa adaptação é gradativa, em que professor, aluno e pais vão se conhecendo.

Turmas

  • Mini-Maternal: crianças com até 2 anos – completados a partir do dia 1º de julho
  • Maternal I: Crianças com 2 anos,  a serem completados até 30 de junho 
  • Maternal II: Crianças com 3 anos, a serem completados até 30 de junho 
  • Jardim I: Crianças com 4 anos, a serem completados até 30 de junho 
  • Jardim II: Crianças com 5 anos, a serem completados até 30 de junho

É preciso optar entre brincar ou aprender?

Inglês

  • Curricular a partir do Mini-maternal
  • Contato inicial com a língua, aproximação e vivência
  • Aulas lúdicas
  • Aquisição e ampliação do vocabulário

Música

  • Musicalização
  • Apresentação e manuseio de diferentes instrumentos
  • Cantorias e Brincadeiras de Roda
  • Interdisciplinariedade

Educação Física

Desde o Mini-maternal nossos alunos têm aulas de educação motora. A partir do Jardim II, iniciamos as aulas de educação física, com professor especialista, que dá continuidade ao desenvolvimento corporal e motor dos nossos alunos.

  • Psicomotricidade e jogos corporais
  • Contribuição para o esquema corporal
  • Percepção do corpo
  • Lateralidade
  • Independência e autonomia nas ações
  • Controle motor global e fino
  • Conhecimento do mundo também por meio de sensações e percepções

Alfabetização

  • Horários:
  • Manhã: das 7h50 às 12h10
  • Tarde: das 13h20 às 17h50
  • Integral: das 7h às 19h
  • CAMB Flex (Semi-Integral): Diariamente ou em dias específicos